segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O Papel do Professor no ensino à distância...do longe se faz perto?

Ilustração de Cárcamo

“ Existe uma evidência empírica suficiente para justificar a importância da presença social, a interacção dos estudantes e a presença do professor em ambientes de aprendizagem online. Os contextos nos quais alunos e professores estabelecem presença social, em que professores interagem com os alunos e os apoiam de diversas formas e nos quais a participação do aluno é elevada, são provavelmente sítios privilegiados para a aprendizagem e satisfação do aluno”.(1)
O estudo do papel do professor no ensino à distância ainda está numa fase muito inicial. Mas já se chegou a algumas conclusões: Os professores em ambientes online são os orientadores dos alunos como no ensino presencial. Algumas diferenças existem e num ensino à distância para além de vários “desempenhos”, existem alguns cruciais para o sucesso dos alunos, a capacidade de motivar, responder a dúvidas prontamente e serem verdadeiros moderadores de discussões, como comprovam os estudo efectuados até então, que mostram como os professores podem ter um papel fundamental nas “discussões à distância através de um número de técnicas, como facilitar as discussões, o transmitir instruções directas e dando feedback aos alunos” .
De longe ou de perto, o papel do professor é sempre essencial para o sucesso da aprendizagem dos alunos.

Apesar de já haver alguns estudos efectuados, ainda há um longo caminho a fazer na investigação do papel do professor no ensino online.

(1) Raven M. Wallace (2003), Aprendizagem Online na Educação Superior: Uma revisão da investigação sobre as interacções entre professores e estudantes.

3 comentários:

Anónimo disse...

boa tarde Sra. Elsa,

primeiro que tudo queria pedir-lhe desculpa por estar a entrar em contacto consigo desta forma, mas não consegui encontrar nenhum mail..

Somos uma Livraria de Pombal que durante o mês de Novembro e Dezembro realizará uma série de Feiras do Livro em diversos estabelecimentos de ensino em Pombal e Ansião.

As datas das mesmas são as seguintes:

- 16 a 20 Novembro (com alunos do 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário)
- 24 a 27 Novembro (com alunos da pré e do 1º Ciclo)
- 30 Novembro a 4 Dezembro (com alunos da pré e do 1º Ciclo)
- 7 a 11 Dezembro (com alunos da pré e do 1º Ciclo)
- 9 a 18 Dezembro (com alunos do 2º e 3º Ciclo)

o que pretendemos saber, ao entrar em contacto consigo, é saber que tipo de projectos desenvolve com os públicos referidos, qual o custo da sua vinda cá e qual a sua disponibilidade para estas datas...

No fundo, o que queremos é dar uma "outra vida" às nossas feiras do livro, fazendo delas um evento mais atractivo, mais didáctico e mais apelativo. Desta forma, pretendemos oferecer a possibilidade de as escolas terem um ou dois ateliers de contos, escrita criativa ou outros, durante as feiras.

Estamos a pedir-lhe estas informações pois, como não poderia deixar de ser, queremos informar os professores responsáveis do que pretendemos apresentar durante a feira e saber explicar devidamente o que se irá passar.

Espero ter-me feito entender da melhor forma mas, caso contrário, por favor não exite em contactar-me para o meu e-mail (jmlb2003@hotmail.com), para o da nossa livraria (geral@papelariasoares.com), para o meu telemóvel (912672480) ou para o telefone da livraria (236213020).

Fico à espera do seu contacto e desde já obrigado pelo tempo dispendido,

atentamente,

bandeira
(Livraria Soares, Pombal)

Marina disse...

Olá Elsa! Também estou na UA a fazer o minor de Educação e Leitura. Tens um e-mail que me possas dar para falarmos melhor? Adorei os teus blogs! Se quiseres diz-me alguma coisa para claudia_moreschini@hotmail.com.

beijinhos

Anónimo disse...

Parabéns pelo seu blogger, gostei muito, ser você quiser me visita no meu blogger tem bastante coisa legal, tem moranguinha jogos, Escreva seu nome japonês, dicas de blog como ganha dinheiro ou mais visita no blogger, relógio e calendário com sua foto, album foto, desenho anime, poema, poesia, frases, musica, radio, msn nick, mario bros, mapa do google, cria texto avatar, curso de inglês, japonês, italiano, hebraico, chinês, bbb10, torpedo grátis, Criar uma imagem Glitter, noticia da copa da África do sul, dicas de como ganha dinheiro na internet, viaja, etc..

coisa legal
http://bloglegalnovo.blogspot.com

ou

coisa legal
http://www.up.dahora.net

Copa na África
http://www.cupafrica.dahora.net

Espero que você seja meu seguidor