segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Criação de Comunidade e Colaboração Online

Fotografia tirada daqui.

A aprendizagem é essencial para a evolução pessoal e social do indivíduo. E com a evolução da tecnologia, a Educação pode chegar mais longe, o que traz também novas questões.

Como se cria uma comunidade e colaboração no ensino online?

Poderemos basearmo-nos numa pesquisa (Baym, 1995) que comprova, que o anonimato e o ritmo próprio dos ambientes online “convidam” a um grande número de pessoas a participar, com um grande leque de ritmos e de relações interpessoais.

Rovai (2002) sugere vários “factores que contribuem para o “sentido de comunidade” em turmas online: “o ratio estudante/professor, a distância transaccional, a presença social e a proximidade do professor, pausas, igualdade social, aprendizagem colaborativa, facilitação de grupo e aprendizagem auto-dirigida" (1).

O ambiente online e a criação de uma comunidade poderão influenciar bastante o desempenho do aluno?

Acredito que sim.
Os vários estudos feitos defendem que a comunidade criada em ambientes de aprendizagem online tem um papel importante no sucesso do aluno. Como defende Harasim (2000) “ O principio da aprendizagem colaborativa pode ser o conceito mais importante para a aprendizagem online relacionada com a Internet, uma vez que este principio se relaciona com o forte poder sócio-afectivo e cognitivo da aprendizagem na Web. A natureza assíncrona da Web tanto permite como requer a aprendizagem colaborativa: a colaboração providencia a união social de uma comunidade que atrai os alunos e os motiva a participar.[1]
[1] Raven M. Wallace (2003), Aprendizagem Online na Educação Superior: Uma revisão da investigação sobre as interacções entre professores e estudantes.

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