segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Partilha - Interacção

1922
2008
Moore propôs três tipos de interacções, que em conjunto fazem parte dos “sítios” onde os alunos criam uma relação de envolvimento nas aulas de educação à distância.
Interacções estas que são: Aluno-conteúdo, aluno-instrutor, e aluno-aluno. Com a contribuição de Hilman surge mais um tipo de interacção, a de aluno-interface.

A Interacção tem servido para entender, como os alunos constroem o conhecimento na educação à distância.

Como é que o diálogo online nos leva à compreensão?

“Gunawardena e seus colegas desenvolveram um modelo e esquema de codificação para a interacção online com cinco fases de construção do conhecimento:

1. Partilha/comparacção; 2. Descoberta e exploração da dissonância ou inconsistência entre ideias,conceitos, ou afirmações; 3. Negociação de significado/co-construção de conhecimento; 4. Teste e modificação de sínteses propostas ou co-construção; e 5. Afirmações de acordo/ aplicações de significados recentemente construídos.” *

Num estudo chegaram à conclusão que os estudantes não passavam para além do segundo estádio, ficavam pelo primeiro, no da partilha.

* Raven M. Wallace (2003)

Sem comentários: